formações
2019
EMEBS Neusa Bassetto
O primeiro núcleo de educação para surdos na rede municipal de São Paulo foi criado em 1952: Núcleo Educacional para Crianças Surdas Helen Keler, na região Central.
Entre 1988 e 1999 foram criadas mais cinco escolas para atender ao município, denominada EMEE - Escola Municipal de Educação Especial, dentre elas a EMEE Neusa Bassetto (1988).
Em 2011, o Decreto 52.785 deu inicio a uma nova etapa de atendimento com a transformação de EMEE para EMEBS - Escola Municipal Bilingue para Surdos Professora Neusa Bassetto, atende atualmente a alunos surdos e alunos com outras deficiências associadas à surdez, em três turnos de funcionamento. Oferece atendimento educacional à população nas seguintes modalidades: Educação Infantil, Ensino Fundamental e EJA - Educação de Jovens e Adultos.
A língua utilizada para instrução na escola é a LIBRAS. Além da língua, outras idiossincrasias da cultura surda também são valorizadas e exploradas, como informações visuais e proposição de vivências, visando aprendizagens significativas, a formação da identidade e o fortalecimento dos alunos/sujeitos em suas especificidades.