top of page
CURRICULO LIBRAS.jpg
CURRICULO LP PARA SURDOS.jpg

Educação Bilingue

O Bilinguismo, como proposta para a educação de surdos, surgiu na década de 80. Esta linha teórica defende que o aprendizado da Língua sinalizada deve preceder o da Língua Portuguesa, utilizada na comunidade a qual o surdo pertence.
Nesta proposta entende-se a Língua sinalizada como materna para o sujeito surdo, devido suas características, por primazia visual, que compensam eficazmente a falta de comunicação, situação imposta pela deficiência auditiva. A Língua sinalizada é reconhecida como L1, ou primeira Língua. Por serem as principais características das Línguas oficiais, que são utilizadas pela grande maioria nas comunidades, orais e auditivas, são entendidas nesta proposta como segunda língua para o sujeito surdo, ou L2. 
A educação do surdo pela proposta bilíngüe apresenta como primordial o acesso da criança surda, à sua Língua materna, sendo de preferência a vivência e aprendizagem desta estimulada pelo contato com a comunidade surda, na qual estará inserida quando maior. Seu desenvolvimento na Língua materna é considerado primordial para o aprendizado da segunda Língua (Língua Portuguesa), em sua forma escrita a ser aprendida na escola.
Este trabalho visa identificar quais serviços oferta, e quais as necessidades ainda existentes, na educação bilíngüe de surdos no município de São Paulo . Tendo em vista a grande importância deste método para o desenvolvimento integral do sujeito surdo.

Currículo da Cidade de São Paulo

CURRICULO LIBRAS.jpg
CURRICULO LP PARA SURDOS.jpg

Cultura e Identidade Surda

"O jeito de o sujeito surdo entender o mundo e de modificá-lo a fim de se torná-lo acessível e habitável ajustando-os com as suas percepções visuais que contribuem para a definição das identidades surdas e das almas das comunidades surdas. Isto significa que abrange a língua, as idéias, as crenças, os costumes e os hábitos do povo surdo." 
(STROBEL, 2008; apud NOVAES, 2010)


 

EMEBS Neusa Basseto

A EMEBS Professora Neusa Bassetto, criada em 1988, atende atualmente a alunos surdos e alunos com outras deficiências associadas à surdez, em três turnos de funcionamento.

bottom of page