top of page

EDUCAÇÃO INFANTIL

Parafraseando Horn (2004), a educação é um lugar onde chove. Em se tratando da Educação Infantil, podemos dizer que a terra é bem molhada, pois nossas Unidades são espaços qualitativos para as vivências de aventuras, descobertas, aprendizagens, conhecimentos, ações, emoções, ideais, experiências... Nesse sentido, as crianças matriculadas nos nossos CEIs e EMEIs possuem um espaço privilegiado para viverem suas infâncias em um tempo-espaço planejado intencionalmente para o seu desenvolvimento integral.

Sustentadas num diálogo com o Currículo da Cidade De São Paulo , as práticas cotidianas visam o exercício do protagonismo de bebês e crianças e educadores, no desenvolvimento de situações potentes de aprendizagens por meio das experiências, em que as interações e brincadeiras constituem-se como os pilares dessas propostas educativas.

Como nos diz Francisco Tonucci "A escola deve ser capaz de ler a realidade concreta que rodeia a criança. A geografia é a do seu bairro, a história, a da sua família". As escolas da infância tem esse compromisso com a sua comunidade escolar, de conhecê-la, compreendê-la, de ampliar seus conhecimentos e de promover cidadania, pois a busca é de uma comunidade aprendente, em que bebês e crianças e suas famílias e assim como os educadores interagem de forma a buscar a mediação de uma cultura mais elaborada. 

Desta maneira, a unidades de Educação Infantil da DRE Penha que estão organizadas em: Centros de Educação Infantil (CEI) unidades diretas  e unidades parceiras,  Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEI), e ainda os Centros Municipais de Educação Infantil e Escola Municipal  de Educação Bilíngue para surdos (EMEBS)  buscam permanentemente desenvolver um trabalho com compromisso ético, profissional e estético, a fim de promover uma educação infantil de qualidade, fundamentada na Pedagogia da Infância,  para que estes espaços institucionais se traduzam como “um lugar onde se torna criança, onde se pode crescer, sem deixar de ser criança, onde se descobre (e se conhece) o mundo através do brincar, das relações mais variadas com o ambiente, com os objetos e as pessoas, principalmente entre elas: as crianças. (FARIA, 2003).”

FARIA, Ana Lucia Goulart.; PALHARES, Marina Silveira. (Orgs). Educação Infantil pós LDB: rumos e desafios. Campinas: Autores Associados, 2003.

HORN, Maria das Graças Souza. Sabores, Cores e Sons. Porto Alegre, RS: Artmed, 2004.

São Paulo (SP). Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. Orientação normativa nº 01 : avaliação na educação infantil : aprimorando os olhares – Secretaria Municipal de Educação. – São Paulo : SME / DOT, 2014.

São Paulo (SP). Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. Currículo integrador da infância paulistana. São Paulo : SME/DOT, 2015 72p. : il.

 

bottom of page